Estratégias e Planeamento em Marketing Digital

Home » Estratégias e Planeamento em Marketing Digital
Planeamento e estratégia em marketing digital

Um planeamento de marketing digital têm como objectivo definir estratégias e planeamento ao nível do Marketing-Mix da sua empresa de forma a potenciar as vendas e os resultados financeiros, satisfazendo as necessidades dos consumidores, através da Internet.

Este serviço do Digital Discovery caracteriza-se na execução de um plano de marketing digital, onde se irá realizar um diagnóstico da actual situação da empresa com uma análise do mercado (clientes, concorrentes e ambiente contextual interno e externo).

Com base no diagnóstico traçado são delineadas estratégias de curto prazo, definidos os objectivos e estruturada a sua implementação.

Este plano de marketing digital têm um controlo e avaliação a ser realizada pelo nosso Marketeer com o nosso cliente.

Esquema de um plano de marketing digital
O Plano de marketing é estruturado da seguinte forma, sumário executivo, análise interna, análise externa, análise swot dinâmica e definição de objetivos. A segunda parte da estrutura do plano têm as metodologias de avaliação, estratégias de marketing a utilizar, definição de políticas do marketing-mix, programa de acções, orçamento de marketing, controlo e avaliação e o plano de contigência.
Análise Interna e Externa + SWOT
Esta fase é fundametal no processo de realização de um plano de marketing digital. Aqui vai-se estudar o mercado, a concorrência e os produtos/serviços actuais da empresa. Analisa-se ainda as oportunidades e ameaças do mercado e os pontos fortes e fracos da empresa .
Definição de objectivos
Esta fase é onde se vão traçar os objectivos das campanhas que se irão realizar. Estas podem passar por aumentar o número visitas para o website em x%, aumentar do tráfego vindo do Facebook em x%, aumentar as vendas online em 5000€. Os objectivos devem ser realistas e mensuráveis no tempo.
Estratégias de Marketing
Nesta fase do plano delineamos as estratégias de marketing a usar. Estas estratégias têm de estar em sintonia com a primeira parte do plano e são fundamentais no sucesso de um plano de marketing. 
Programa de acção
O programa de acção é constituido por todas as acções a realizar depois de definidas as estratégias de marketing. Deve ser claro para o cliente e deve ter a calendarização das acções assim como os responsaveis para os concretizar.
Controlo e Plano de Contigência
Esta fase do plano é definida pelo controlo das acções realizadas e seu sucesso. Caso haja claras diferenças com os objectivos propostos deve-se acionar um plano de contigência com acções alternativas para atingir os objectivos. 
Vantagens
Porque fazer um plano de marketing digital?
Porque fazer um plano de marketing digital?

Avalia as forças e fraquezas da sua empresa…

  • Detecta oportunidades e ameaças externas
  • Orienta a empresa do caminho a tomar em marketing digital
  • Identifica e focaliza o seu investimento em marketing para o seu público-alvo
  • Aumenta as vendas ou notoriedade da marca
  • Planos de acção previamente estipulados
  • Avaliação de resultados

Facebook

Twitter

YouTube

LinkedId

Google Plus

Follow Me on Pinterest
  • Digital-Marketing-Trends

    Pinned: 20 Nov 2013
  • Google Analytics O Quê, o Porquê e o Como.

    Pinned: 19 Nov 2013
  • Understanding SEO(Search Engine Optimisation) [by Google Engineer MATT CUTTS].flv - YouTube.flv

    Pinned: 18 Nov 2013
  • http://digitaldiscovery.eu/como-criar-um-site/

    Pinned: 15 Nov 2013
  • Plano de Marketing Online - Digital Discovery

    Pinned: 11 Nov 2013
  • Twitter is still no Facebook -- yet.

    Pinned: 8 Nov 2013
  • Social

    Pinned: 10 Jun 2013
  • SEO - Search Engine Optimizacion

    Pinned: 31 May 2013
  • ZMOT Google

    Pinned: 31 May 2013
  • Web Marketing

    Pinned: 31 May 2013